"> Tiago Santana - Benditos | Vanessa Volk

Tiago Santana – Benditos

22 jun 2014

Tiago Santana – Benditos. projeto

Tiago Santana. Benditos Fruto de oito anos dedicados à fotografia PB sobre o universo de Juazeiro do Norte,

 

“Todo ano, um milhão de peregrinos faz a travessia do sertão nordestino para renovar a bênção ´mágica´ do Padre Cícero e livrarse dos pecados e misérias do mundo.! É este movimento, ao mesmo tempo religioso e profano, que se constitui em festa de intensa alegria e piedade, que pretendo registrar. É com este olhar de quem vivenciou o fenômeno desde a infância, tempo de registro das impressões mais fortes, que tento documentar neste trabalho. Um olhar de quem não apenas vê mas de quem participa.” (SANTANA, Tiago. As Romarias a Juazeiro do Norte. sl. sd.)

 

Tiago Santana é o um dos meu fotógrafos favoritos contemporâneos, suas fotos são de muita sensibilidade e humanidade. Suas fotos são tão especiais que junto com o Sebastião Salgado são os únicos brasileiros que possuem trabalho publicado pela importante coleção de fotografia francesa Photo Poche. Ele iniciou seus estudos fotográficos entre 1986 e 1988 com Stefania Bril e Claudio Feijó. Criou o grupo Dependentes da Luz, em 1993, que reúne fotógrafos de Fortaleza, onde atualmente vive. Já recebeu prêmios como: Marc Ferrez de Fotografia; Conrado Wessel de Ensaio Fotográfico; Associação Paulista de Críticos de Arte; O Melhor da Fotografia no Brasil e Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia. Seus livros publicados são:  Benditos (2000) , O Chão de Graciliano (2006) e Sertão dentro de Mim (2010).

Natural de Crato, vizinho de Juazeiro do Norte, interior do Ceará, Tiago Santana tem sua produção centrada na região do Cariri no ser humano com um viés religioso. Foi  nas romarias do Padre Cícero, que seu envolvimento com a fotografia iniciou. Recebeu influência ainda criança de seu pai, militante político, que gostava de fotografar e produzia filme em Super 8.

O post é sobre seu projeto Benditos, que foi contemplado com a Bolsa Vitae de Artes em 1994. Fruto de oito anos dedicados à fotografia PB sobre o universo de Juazeiro do Norte, romeiros devotos de padre Cícero em peregrinação na cidade. Seu interesse é a força das pessoas, considera que elas tem ensinamentos fantásticos. Enfatiza o caráter emotivo das procissões centrando seu olhar na relação das pessoas com os ícones religiosos. Para ele as imagens PB tem uma relação com a xilogravura através do contraste dos tons e da história da cidade.

 

Tiago Santana Benditos

Juazeiro do Norte, Ceará – 1998

Tiago Santana Benditos

Romaria de Juazeiro do Norte, 1992

Tiago Santana Benditos

Romaria de Juazeiro do Norte, 1993

Tiago Santana Benditos

Juazeiro do Norte, Ceará – 1992

Tiago Santana Benditos

Juazeiro do Norte, Ceará – 1992

Sorry, the comment form is closed at this time.